Quem é a befana?

-Quem é a befana?

Quem é a befana?

No dia 6 de janeiro a tradição cristã comemora a Epifania, a manifestação da divindade de Jesus aos Reis Magos em visita a Belém. Na Itália é um dia de festa, as crianças, antes de dormir, deixam suas meias penduradas para que a Befana as encha de doces, guloseimas …ou carvão, se não tiverem sido obedientes. Hoje o carvão é bem gostoso, pois é feito de açúcar e vendido nas confeitarias das cidades.

Mas quem é essa Befana? Há várias teorias sobre a origem do nome, e sobre a origem dessa personagem, que não tem raízes cristãs. Mas a tradição popular que, de alguma maneira a insere como protagonista desta festa religiosa, nos apresenta a seguinte lenda:

Os Reis Magos estavam indo para Belém para prestar homenagem ao Menino Jesus e, ao avistar uma pequena casa, decidiram parar para pedir informações sobre o caminho. Bateram na porta e foram atendidos por uma velhinha. Os Reis Magos perguntaram se ela conhecia o caminho para ir a Belém, pois lá havia nascido o Salvador.

reis magos - a história da befana

A mulher não entendeu onde eles estavam indo e não soube dar nenhuma informação a eles. Os Reis Magos, então, perguntaram se ela não gostaria de se juntar a eles, mas ela recusou o convite dizendo ter muitas coisas para fazer.

Depois que os três Reis se foram, a mulher entendeu que havia cometido um erro e, arrependida, decidiu ir atrás deles para encontrar o Menino Jesus.

Mas, apesar de procurar por horas, a Befana não conseguiu encontrar os Reis e então, a cada criança que encontrava no caminho dava um presente, na esperança de que fosse o Menino Jesus. E assim, ainda hoje, na noite da Epifania, a Befana vai em busca de Jesus e deixa em todas as casas um presente para as crianças que foram boas e carvão para as que foram desobedientes!

La calza più lunga del mondo (a meia da Befana mais longa do mundo)

By | 2018-02-19T23:52:27+00:00 January 6th, 2018|Categories: Uncategorized|0 Comments

About the Author:

Amo a Itália desde sempre e também sempre adorei aprender novas línguas, conhecer novas culturas. A vida me proporcionou, como se diz, a faca e o queijo. Passei uma grande parte de minha vida na Itália, em Milano e assim juntei duas paixões. Hoje tenho o imenso prazer de ensinar a língua italiana e os costumes de seu povo. Pude viver a Itália intensamente, aprender sua história, conhecer sua gente, sua culinária, seu modo de viver. Esse contato, que ainda mantenho com esse país e o conhecimento profundo da língua italiana são a base sobre a qual se baseia meu método de ensino. Aliado a eles, utilizo os métodos mais modernos, das melhores editoras italianas especializadas no ensino da língua, e a tecnologia como suporte audiovisual, proporcionando aulas interativas, lúdicas, eficazes e eficientes. Trabalho há vários anos como tradutora e intérprete de italiano, tendo realizado vários projetos de tradução de Websites de empresas italianas e brasileiras que atuam nos dois países,de trabalhos acadêmicos, textos técnicos de Direito, Engenharia, Arquitetura, Psicologia, Religião, etc. Durante quatro anos fui tradutora sênior de uma associação com sede em São Paulo para o site de notícias, traduzindo as notícias brasileiras para o italiano e as notícias italianas para o site em português, diariamente. Como intérprete realizei vários trabalhos de tradução simultânea e consecutiva em congressos e palestras e acompanhei grupos de empresários italianos e brasileiros em reuniões de negócios e em feiras na Itália e no Brasil.

Leave A Comment