Em minhas aulas de língua e cultura italiana, é comum eu dar algumas dicas de viagem para os alunos e falar sobre os hábitos e as tradições italianas, coisas que só sabe quem já morou ou passou algum tempo na Itália.
Frequentemente essas dicas de viagem são sobre o que comer na Itália, o que comer em cada lugar, coisas que nem sempre encontramos nos guias turísticos. E, para sermos sinceros, a Itália é mais ou menos uma Disney para os gulosos e para os amantes da boa cozinha!
Uma das coisas mais divertidas, nesse quesito, é ir aos supermercados ou aos mercados públicos para dar uma olhada no que as pessoas do país comem. Há produtos que não conhecemos e a vontade de experimentar é grande.
Aconselho sempre os meus alunos “viajantes” a deixarem de lado, de vez em quando, os restaurantes indicados nos guias e partir para a aventura de um “piquenique” improvisado, comprando coisas nativas nos supermercados e mercadinhos. E nesse setor tenho muito a contar!!
Quero falar sobre um biscoito divino que tem o poético nome de “Pan di Stelle”, o Pão de Estrelas. Aliás, muitos biscoitos na Itália têm nomes bem bonitinhos… Abbracci, Spicchi di Sole, Batticuore, Segreti di Bosco são alguns da marca Mulino Bianco. Todos maravilhosos!
Mas o Pan di Stelle, ah, o Pan di Stelle é divino. Ele é tão cult que existe um site dedicado só a ele (clique aqui para visitar).
É um biscoito de chocolate com estrelinhas de açúcar por cima, não é doce demais, não enjoa. E quando se começa a comer, é difícil parar. Na sua próxima viagem, se você gosta de biscoitos e de experimentar coisas novas, prove o Pan di Stelle e, já que está lá, aproveite para experimentar outros também. Mas tem que ser esse da Mulino Bianco. Há muitos genéricos, mas esse é o melhor!
Uma das propagandas do Pan di Stelle
PS: A Mulino Bianco não me paga nada para fazer propaganda, é que esse biscoito é um dos meus preferidos!!!!